top of page

Será que eu preciso fazer terapia?


Mário Bertini -  Terapeuta Humanista
Na sessão de terapia com Mário Bertini

Será que eu preciso fazer terapia?


Olá Pessoas…


Muitas pessoas me perguntam quando devemos procurar uma terapia? Decidi escrever sobre isso e refletir sobre algumas possibilidades de resposta.


Vamos explorar esse tema juntos?


Começo a responder essa pergunta com uma afirmação meio óbvia: a maioria de nós, ou melhor, todos nós, enfrentamos dificuldades em algum momento de nossas vidas. Esses problemas podem ser estresse no trabalho, dificuldade em um relacionamento amoroso, problemas com um membro da família…


São inúmeros e variados os momentos em que somos exigidos pelas circunstâncias a tomar decisões para as quais não estamos preparados, seja pela dificuldade da situação ou pelo turbilhão de emoções que nos arrebata.

Sintomas emocionais podem surgir como resultado dessas dificuldades, como depressão, ansiedade ou até mesmo problemas comportamentais, como dificuldade em jogar fora itens inúteis ou ingerir bebidas alcoólicas com muita frequência.

Além disso, sintomas cognitivos também podem se fazer presentes, como pensamentos repetitivos ou preocupação exagerada e persistente. O sono pode ficar perturbado: ou dormimos demais ou não dormimos nada e assim não conseguimos nos restabelecer para as exigências do dia seguinte.


Às vezes, as lutas da vida podem ser aliviadas cuidando melhor de si mesmo (tirar umas férias, começar a fazer exercícios físicos regularmente). Outras vezes conversar sobre os problemas com um amigo ou membro da família também pode ajudar.


Mas pode haver momentos em que nada disso será suficiente para aliviar o sofrimento. Quando isso acontece, faz sentido procurar a ajuda de um psicólogo e começar o processo terapêutico. Você perceberá que um profissional capaz de oferecer uma mão amiga, um ouvido generoso e um ambiente de acolhimento e empatia pode ser a diferença que faz diferença na sua vida.


Ficou interessado e quer saber mais? Fique ligado nos próximos posts. Falarei sobre a Terapia Humanista e o que você pode esperar do processo terapêutico a partir dessa abordagem.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page